quinta-feira, 10 de novembro de 2011

AGENDA DE LANÇAMENTOS DO NÚCLEO LITERÁRIO BLECAUTE PARA FINAL DE 2011


Depois de promover os lançamentos dos escritores Rinaldo de Fernandes, Lau Siqueira, Hildeberto Barbosa Filho e Bruno Gaudêncio, durante este ano de 2011, o Núcleo Literário Blecaute estará realizando outros três lançamentos para estes dois últimos meses do ano. São eles: Retratos Falados (de Astier Basílio), Assinatura (de Valberto Cardoso) e Confesso que li (de Neide Medeiros e Yó Limeira).
A proposta do núcleo desde seu início foi organizar e apoiar as atividades que viabilizassem uma movimentação literária na cidade de Campina Grande, na promoção de eventos e publicações, como é o caso dos lançamentos de livros de importantes nomes da literatura paraibana e brasileira.

“Retratos Falados”, de Astier Basílio



Próximo sábado (dia 12 de Novembro), ás 9:30 da manhã, no Sebo Cata Livros, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 86, térreo, o poeta e jornalista Astier Basílio lançará seu novo livro de poemas, intitulado Retratos Falados (Dobra Editorial, 2011, 50 pg.20 Reais).
No prefácio do livro, o escritor Bráulio Tavares comenta que os poemas de Astier Basílio são “eminentemente descritivos, mas com uma liberdade imagética quase surrealista, de grande subjetividade”. Mediados pela sensibilidade dramática e pelo cuidado no trato com a linguagem, os poemas dialogam com personagens literários e da cultura pop – como Juan Rulfo, Roberto Bolaño, Bod Dylan, Ronaldo Nazário, entre outros – num jogo dialético de aproximações e recuos, desnudamento e opacidade, memória e devir. O livro terá apresentação do crítico literário paraibano Hildeberto Barbosa Filho.
Além de poeta, Astier Basílio é jornalista, dramaturgo e romancista. Nasceu em Pernambuco, mas cedo mudou-se para a Paraíba. Hoje reside em João Pessoa.

“Assinatura”, de Valberto Cardoso



Ainda neste mês, no próximo dia 25 de novembro (sexta-feira), o poeta Valberto Cardoso lança o seu segundo livro de poemas, intitulado Assinatura (Ideia Editora, 2011, 75 pg. 10 reais). O evento ocorrerá no Café e Poesia, localizado no Yázigi Campina Grande, na Rua João Machado, 267, bairro da Prata, a partir das 18:30 horas, logo após um sarau organizado pela instituição, que participarão diversos poetas campinenses, inclusive o próprio Valberto Cardoso.
Segundo a escritora Janaína Azevedo, Assinatura é um “livro evocativo, onde nada é amargura ou tensão. Tudo é constatação: o tempo, os afetos, o amor e a morte”.  Para Beliza Áurea “Este livro de Valberto Cardoso é uma Assinatura fenomenológica. Une uma arqueologia de imagens de verdades íntimas, pressentidas pelo olhar ‘maduro, enfurecido’, à palavra sem ‘tempo pro descanso’.
O poeta Valberto Cardoso nasceu em Areia (PB), mas reside atualmente em João Pessoa. Foi premiado em antologias através do Concurso Nacional de Poesia Cassianao Ricardo, pela UNB, e Concurso Nacional Helena Kolody. É autor também do livro A Invenção do Dia (poemas, UFPB, 2009).
O Lançamento será uma promoção da Yázigi Campina Grande, juntamente com Núcleo Literário Blecaute.

“Confesso que li”, de Neide Medeiros e Yó Limeira

No dia 13 de dezembro (terça-feira), ás 19:30, no Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Largo do Açude Novo, haverá o lançamento do livro Confesso que li (Ideia Editora), organizadas pelas escritoras Neide Medeiros e Yó Limeira. O livro contará com textos memorialísticos, - produzidos por vários escritores paraibanos falando sobre as suas memórias de leitores. Entre eles estão os campinenses José Mario da Silva, Edmundo Gaudêncio de Oliveira, Ricardo Soares, Bruno Gaudêncio, entre outros autores.
Na ocasião, a obra será apresentada pela professora e poeta Vitória Lima. As organizadoras Neide Medeiros e Yó Limeira são escritoras reconhecidas no campo literário paraibana, a primeira como pesquisadora e crítica literária, a segunda como editora e escritora. Em breve traremos mais informações sobre o evento e o livro. O Lançamento será uma promoção da UEPB, juntamente com Núcleo Literário Blecaute.

Núcleo Literário Blecaute: Projetos presentes e futuros

Constituída pelos jovens escritores Bruno Gaudêncio, Janaílson Macedo, João Matias de Oliveira e Flaw Mendes, o Núcleo Literário Blecaute está prestes a lançar a décima edição da Revista Blecaute, a ser divulgada ainda neste mês de novembro, comemorando assim 3 anos de circulação pelo mundo virtual. Neste número comemorativo teremos textos de Cadão Volpato, W.J.Solha, Sérgio de Castro Pinto, Antonio Carlos Secchin, entre outras produções de autores destacados da literatura paraibana e brasileira.
Além da edição da Revista Blecaute, o Núcleo planeja outros lançamentos para os próximos meses, com autores dos mais diversos gêneros, a serem realizado na cidade. e já está organizando a realização do III Encontro de Literatura Contemporânea, a ser concretizado em Campina Grande durante o Encontro da Nova Consciência, no período de Carnaval. Em breve traremos mais detalhes sobre os lançamentos, a revista e o III Encontro de Literatura Contemporânea.


Nenhum comentário:

Postar um comentário