sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LANÇAMENTO DO LIVRO: CONFESSO QUE LI




34 escritores paraibanos relatam suas memórias de leitores durante a infância e a adolescência no livro Confesso que Li (Ideia Editora, 30 Reais), organizado pelas professoras e escritoras Neide Medeiros Santos e Yó Limeira.
A obra será lançada em duas ocasiões diferentes: a primeira, na cidade de João Pessoa, no dia 30 de novembro (quarta-feira), ás 19:30 horas  no Terraço Brasil, localizado na Avenida Cabo Branco; a segunda, na cidade de Campina Grande, no dia 13 de dezembro (terça-feira), ás 19:30 horas, no Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Largo do Açude Novo.
Entre os 34 escritores, diversos autores de destaque do cenário literário paraibano, nas áreas da poesia, do jornalismo, da ficção, da história, da crítica literária, do direito, das artes plásticas, etc., a exemplo de Sérgio de Castro Pinto, Hildeberto Barbosa Filho e W.J.Solha.
Em 2006, Neide Medeiros Santos e Yó Limeira, organizaram o livro “Memórias Rendilhadas”, publicada pela Editora da Universidade Federal da Paraíba, contendo textos de 15 autoras paraibanas sobre as histórias de leituras de suas infâncias. Dando continuidade o projeto, as duas organizadoras decidiram agora compreender o impacto da leitura de vários escritores paraibanos. Segundo Neide Medeiros e Yó Limeira o título do livro foi parafraseado de um livro de memórias do poeta chileno Pablo Neruda, intitulado “Confesso que vivi”.
Neide Medeiros Santos é professora aposentada da UFPB e escritora. Realizou pesquisas sobre “Raízes Populares da Literatura Infantil Nordestina” e “Augusto dos Anjos”. É autora de diversos livros, entre eles Livros à espera de um leitor (Zarinha Centro de Cultura, 2009). Membro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Colaboradora do Correio das Artes e do jornal Contraponto.
Yó Limeira é formada em História pela UFPB e língua e literatura francesa na Aliança Francesa. É autora do livro Era Domingo (Poesia, 2008). Trabalhou em diversos órgãos de cultura da Paraíba, a exemplo do Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP) e da Diretoria de Cultura da Funesc. Foi criadora do suplemento literário infantil Correinho das Artes (1992-2001) e da Revista Verdes anos.

Os escritores que fazem parte do livro “Confesso que li” são:
Águia Mendes, Bruno Gaudêncio, Carlos Pereira, Carlos Tavares, Chico Viana, Claudio José Lopes Rodrigues, Claudio Limeira, Clemente Rosas, Edmundo Gaudêncio, Evaldo Gonçalves de Queiroz, Fernando Moura, Gilberto de Sousa Lucena, Hermano José, Hildeberto Barbosa Filho, Joacil de Brito Pereira, João Batista de Brito, Joaquim Osterne Carneiro, Jomar Morais Souto, José Bezerra Cavalcante, José Bezerra Filho, José Jackson de Carvalho, José Leite Guerra, José Flávio Silva, José Mário da Silva, José Octávio de Arruda e Melo, Magno Nicolau, Pontes de Miranda, Ricardo Soares, Romeu Fernandes, Romualdo Palhano, Ronaldo Monte, Sérgio de Castro Pinto, William Costa e W.J. Solha.



Serviços:

Título: Confesso que Li
Autores: Vários
Organizadoras: Neide Medeiros Santos e Yó Limeira
Editora: Ideia
Preço: 30 reais

Lançamentos:
João Pessoa:
dia 30 de novembro (quarta-feira), ás 19:30 horas  no Terraço Brasil, localizado na Avenida Cabo Branco.
Campina Grande:
dia 13 de dezembro (terça-feira), ás 19:30 horas, no Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Largo do Açude Novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário