Foram 177 obras inscritas em 6 categorias literárias no prêmio José Lins do Rego, que marca o resgate das Edições Funesc, extinta há 15 anos. Os concorrentes disputaram 10 vagas para publicação, das quais apenas 8 foram preenchidas. Cada categoria ofereceu 2 vagas para os vencedores, exceto Dramaturgia e Ensaio, que não tiveram vencedores por decisão do júri.
Na categoria Romance os vencedores foram “Palavras que devoram lágrimas (ou a felicidade cangaceira)”, de Beto Menezes, e “O Voo da Borboleta Negra”, de Paulo Vieira. Na categoria Infanto-Juvenil, as obras vencedoras foram “O Mundo Alado e o Mundo Florido ou o Mundo Colorido”, de José Camilo Lelis, e “Verdinha, a Pequena Cana-de-Açúcar”, de Jackson Franco . No gênero Poesia, “Impróprio para consumo”, de Marinésio Gonçalves, e “Versorragia no Início Era o Verso e do Verso Fez-se Sangue”, de Gustavo Limeira foram as contempladas. No gênero Conto ou Crônica foram selecionadas “Varadouro, Varadouro”, de Astier Basílio, e “Face Oblíqua”, de Saulo Mendonça.
Para manter a isenção do concurso, todos os concorrentes usaram pseudônimos e as verdadeiras identidades ficaram em envelopes lacrados, que foram abertos depois do resultado definido pelos jurados. O júri foi composto apenas por profissionais de outros estados. Heloísa Arco Verde de Morais (PE), Clotilde Tavares (RN), Clemente Rosas Ribeiro (PE), Ivan Cavalcante Proença (RJ) e Willame Jansen (PE).
Premiação: Cada escritor selecionado receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2 mil, sem distinção de colocação, mais 100 exemplares de sua obra. Serão impressos 600 exemplares de cada obra, a serem distribuídos em bibliotecas escolares e públicas estaduais, instituições do Estado e diretamente com os autores.
Os prêmios, em produto e dinheiro só serão entregues durante o período coincidente do lançamento das obras. A Funesc, juntamente com A União, terá prazo de até 12 meses para a edição e publicação das obras, a contar a partir da divulgação dos selecionados.
Vencedores
Categoria Romance
Beto Menezes (pseudônimo "Maria de Cambôa") - Palavras que devoram lágrimas (ou a felicidade cangaceira)
Paulo Vieira (pseudônimo "Lins") - O voo da borboleta negra
Categoria Infanto-juvenil
José Camilo Lelis (pseudônimo "Jota Cê Elle") - O Mundo Alado e O Mundo Florido Ou O Mundo COLORIDO
Jackson Franco (pseudoônimo "Juscelino L. M. Barbosa Loureiro") - Verdinha, a pequena cana-de-açúcar
Categoria Poesia
Marinésio Gonçalves (pseudônimo "Eduardo Meireles") – “Impróprio para consumo”
Gustavo Limeira (pseudônimo "Jacques Chantelle") – “Versorragia no início era o verso e do verso fez-se sangue”
Categoria Conto ou Crônica
Astier Basílio (pseudônimo "Sebastião Soares de Lucena") - “Varadouro, Varadouro”
Saulo Mendonça (pseudônimo "GASPERI") - “Face Oblíqua”
Nenhum comentário:
Postar um comentário