terça-feira, 15 de março de 2011

DITOS E NOTAS

1. Depois de mais de uma semana o ditos e notas volta á ativa, com informações quentinhas sobre o campo literário e artístico da Paraíba.

2. A escritora paraibana Jô Mendonça lança no Salão do Livro de Paris o seu livro Eux de Mots em Poésie (Jogo de Palavras), edição bilíngüe Português/Francês, no dia 18 de Março, ás 20 horas. O evento, um dos mais importantes do gênero, se realiza na capital francesa no período de 17 a 21 de março de 2011.

3. Saiu a Programação completa da II FLIBO (Feira Literária de Boqueirão), que ocorrerá de 24 a 27 de março. A temática do evento será: Diversidade e Identidade Cultural: Preservando os saberes e fazeres de um povo. Estarei presente no encontro realizando a palestra “Regionalismo na Literatura: O Nordeste ontem e Hoje” no dia 25 de Março, sexta-feira, ás 9 horas, no CEFAR.

4. O escritor Marcelino Freire volta a ter um blog: http://marcelinofreire.wordpress.com/. Na ultima década, o seu antigo blog Eraodito, fui um sucesso, graças às boas informações e doses únicas do humor, deste que é com certeza um dos mais importantes nomes da literatura contemporânea brasileira. Nascido em Pernambuco, o escritor é autor de Contos Negreiros, Angu de Sangue, entre outros.

5. Toda semana vários textos dos membros do Caixa Baixa: http://caixabaixa.org/ crônicas, contos, ensaios, poemas... Não deixem de conhecer!

6. Recebi a noticia da própria Secretária de Estado da Cultura da Paraíba, que o gerente de difusão literária será o historiador e professor José Octávio de Arruda e Melo. Para ser sincero estranhei bastante a indicação deste nome. Apesar de reconhecer as inegáveis colaborações intelectuais do professor, seu perfil não me parece o mais adequado para a função. José Octávio de Arruda e Melo não dá a impressão de ser uma pessoa dinâmica e atualizada com um conjunto de escritores, grupos e associações que estão movimentando a produção literária local na atualidade. Entretanto, apesar disso tudo, desejo sorte ao historiador, para que ele realize alguma boa política pública para área literária do estado.

7. Além de ser um dos jornalistas mais conceituados, um dos poetas mais inventivos, Linaldo Guedes é um observador agudo da política do estado da Paraíba. Gostei bastante do blog de política deste escritor. Conheçam: http://linaldoguedes.blogspot.com/

8. Ontem foi o Dia Nacional da Poesia. Mas do que tudo me sinto poeta. É inegável a importância da poesia para o aperfeiçoamento da linguagem. Parabéns poetas!

9. Amanhã haverá o Lançamento do livro de contos "O professor de piano" de Rinaldo de Fernandes em Campina Grande, às 10 horas da manhã, no auditório da sala 15 da UFCG. Na ocasião o escritor e professor realizará a Palestra: O escritor nordestino e o mercado editorial. Não percam!

10. O professor e Historiador Giscard Agra Lançará o livro "Modernidade aos goles: a produção de uma sensibilidade moderna em Campina Grande, 1904 a 1935". O Lançamento em João Pessoa será no dia 24 de março (na Faculdade de Direito, Praça João Pessoa, centro); em Campina Grande, no dia 31 de março (Centro de Extensão da UFCG, Bodocongó). O livro sai pela editora EDUFCG.

11. Dia 25 de março estará acontecendo no Museu do Cangaço (Serra Talhada/PE) a 1ª Feira de Literatura de Cordel do Sertão. Aliás, o tema cordel será o da próxima novela da Rede Globo de Televisão: Cordel Encantado.

12. O Departamento de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba abriu inscrições para Curso em Produção de Documentários: http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2341 . O mesmo departamento promoverá ainda o Encontro de Educomunicação. Mais informações no site: http://www.uepb.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2334

13. Nestes dias sai o oitavo número da Revista Blecaute. Fiquem ligados!

2 comentários:

  1. Caro Bruno, a que horas serão os lançamentos de Giscard em CG e JP?

    Quanto a José Octávio, foi meu professor e tudo o que posso dizer é: nada a ver José Octávio com literatura! Mas, vamos ver...

    ResponderExcluir
  2. Bem, as 19:30,os lançamentos do Giscard. Quanto a José Octávio, sem comentários. Abraços poeta!

    ResponderExcluir