quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

DITOS E NOTAS


1.       Saiu à primeira parte da listagem da equipe que estará compondo a recém criada Secretaria de Estado da Cultura (SECULT-PB).  Conheço alguns nomes do cenário artístico paraibano, como é o caso da cineasta Ana Bárbara (Gerente Operacional de Difusão do Audiovisual), o músico Chico Correa (Gerente Operacional de Difusão de Música) e a pesquisadora Socorro Lira (Gerente Operacional de Difusão de Cultura Popular). Desejo muita sorte a equipe de Chico César, espero um belo trabalho. Com a criação das regionais culturais (serão doze, a exemplo das regionais da educação), minha expectativa agora é saber quem será o Agitador Cultural responsável pela Regional Cultural III, aqui em Campina Grande, e o responsável pela Gerência de Difusão de Literatura da Secretaria, área da qual atuo.

2.       As inscrições dos Prêmios Literários Cidade do Recife vão até 31 de Março de 2011. Os Prêmios Literários serão atribuídos nas categorias e denominações seguintes:
Prêmio Lucilo Varejão, destinado ao melhor livro de ficção (novela, romance ou contos); Prêmio Elpídio Câmara, destinado à melhor peça teatral;
Prêmio Eugênio Coimbra Júnior, destinado ao melhor livro de poesia; Prêmio Jordão Emerenciano, destinado ao melhor livro de ensaio. Os Prêmios serão pagos no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), para cada uma das categorias. O edital foi pode conhecer no blog do amigo Jairo César: http://escritosnoonibus.blogspot.com/ , mais informações através do e-mail do Conselho de Cultura do Recife: conselhodecultura@gmail.com

3.       Dica na Net. Os quatro melhores blogues de informações literárias da Paraíba: Escritos no Ônibus (editado pelo poeta e professor Jairo César): http://escritosnoonibus.blogspot.com/, Zumbi Escutando Blues (editado pelo poeta e jornalista Linaldo Guedes): http://linaldoguedes.blog.uol.com.br/, Blog da Beleza (editado pelo ficcionista e professor Rinaldo de Fernandes): http://rinaldofernandes.blog.uol.com.br/ e Poesia Sim (editado pelo poeta Lau Siqueira): http://poesia-sim-poesia.blogspot.com/

4.       Ontem estive presente no Fórum de Cultura da Borborema, realizada em Campina Grande, Paraíba, tendo como liderança principal o produtor cultural Hipólito Lucena. Estiveram presentes dezenas de artistas dos mais diversos seguimentos e entidades da cidade e de outros municípios circunvizinhos. O objetivo do Fórum foi à apresentação de algumas propostas relacionadas aos problemas da produção cultural campinense que deverão ser encaminhadas a Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba, tendo a frente o artista Chico César. Foram apresentadas muitas sugestões, que deverão ser dirigidas a secretaria. Entre elas, destaque para o cumprimento das normas do estatuto da última Conferencia Estadual da Cultural, a possível regionalização do Fundo de Incentivo a Cultura, a formulação do Fórum de Cultura do II Regional Cultural e a reavaliação do FIC 2008, no qual os repasses não foram realizados até hoje.

5.       Problemas. Um dado infelizmente relatado durante o Fórum foi à informação de que a futura Secretaria de Cultura de Campina Grande poderá chamar-se de Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Ou seja, a tão festejada secretaria de cultura poderá ter que dividir seus recursos com estas duas áreas. Hoje, 3 de Fevereiro seria votada às 9 horas da manhã a lei da criação da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer. Todos os artistas presentes durante o Fórum consentiram com a idéia de retirada da lei de criação desta secretaria (pelo menos com esta nomenclatura), pregando uma audiência pública com os artistas da cidade. Segundo estatutos da Conferencia Municipal de Cultura (Dez de 2009), o correto seria a criação de uma Secretaria Municipal de Cultura, Independente, sem vínculos com outros departamentos.

6.       Uma boa dica para os amantes da literatura nordestina é a ótima entrevista do poeta Wellington de Melo ao escritor Cristhiano Aguiar http://www.escritoresetal.com.br/site/2011/02/entrevista-cristhiano-aguiar/ Editor, ficcionista, Ensaísta, Cristhiano Aguiar é natural de Campina Grande, mas reside em Recife já alguns anos. Seu nome vem conquistando espaços dentro do cenário da literatura brasileira contemporânea. O jovem esta indo residir na cidade de São Paulo, onde deve realizar sua pesquisa de doutorado em Letras.

7.       Ocorrerá em Campina Grande, Paraíba, de 16 a 19 de Março, no Palácio das Artes Suellen Carolini, o evento: Arte na Contemporaneidade, tendo como temática: “Pensamento, criação e Arte”. Durante o evento acontecerá o I Simpósio Internacional de Arte Contemporânea, nos dias 16 e 17 de Março, tendo como destaque o Prêmio Pedro Amerício de Vanguarda Paraibana, Workshops e o Festival de Arte Contemporânea e Experimental, de 18 e 19 de Março. A organização geral conta a liderança de Moema Vilar. Estarei lá ajudando dando uma espécie de curadoria literária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário